Home | Congresso ABIPTI | Inscrições | Programação | Palestrantes | Local | Trabalhos | Patrocínio | Notícias | Imprensa | Contatos  
Congresso ABIPTI 


A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) conquistou, ao longo dos seus 33 anos de existência, o equilíbrio da instituição e assumiu a responsabilidade de representar e promover a participação das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs), no estabelecimento e na execução da política de desenvolvimento nacional. A ABIPTI representa cerca de 200 associados e busca reforçar ainda mais o papel destas entidades em uma momento em que a inovação comanda o mercado.

A ABIPTI tem concentrado esforços para reunir os principais representantes do setor de CT&I  em congressos de abrangência nacional, realizados a cada dois anos. O intuito é reafirmar a importância da pesquisa tecnológica e da inovação para o desenvolvimento do país por meio  de debates e troca de experiências para a geração de resultados positivos. Hoje, o Congresso ABIPTI é referência nacional no setor. 

O Congresso ABIPTI é um investimento da ABIPTI na disseminação do conhecimento obtido por meio da pesquisa, da formação e da capacitação de mão de obra. A pesquisa tecnológica depende de apoio, parcerias, profissionais qualificados e recursos, ações que juntas são capazes de transformar ideias em realidade. 

Com paineis diversificados, o evento levanta os principais anseios do setor e busca atrair palestrantes altamente qualificados, além de reunir autoridades que possam ouvir os anseios dos institutos. O encontro também é uma oportunidade para facilitar a obtenção de conhecimentos sobre experiências positivas em temas específicos da gestão. Os temas são sempre pautados pelas principais tendências da CT&I e a meta é criar um ambiente de debate entre os diversos atores que fazem parte dos sistemas de CT&I, além de conquistar potenciais parcerias.

Histórico Congresso ABIPTI 

Desde 2000, a ABIPTI tem concentrado esforços para reunir os principais representantes do setor de CT&I  em congressos de abrangência nacional, realizados a cada dois anos. O intuito é reafirmar a importância da pesquisa tecnológica e da inovação para o desenvolvimento do país por meio  de debates e troca de experiências para a geração de resultados positivos. Hoje, o Congresso ABIPTI é referência nacional no setor. 

Congresso ABIPTI 2000

     A primeira edição do Congresso ABIPTI foi realizada no ano de 2000, no período de 18 a 20 de outubro, em Fortaleza/CE, com a participação de 255 pessoas, entre dirigentes e técnicos dos IPT’s, representantes de programas e órgãos governamentais, empresários e órgãos empresariais, em comemoração aos 20 anos, e tendo como tema central o debate sobre a gestão dos institutos de pesquisa compreendendo: modelos organizacionais, gestão estratégica e a avaliação de desempenho, gestão do conhecimento, capacitação tecnológica para pesquisa, comercialização e transferência de tecnologias e intercâmbios com o setor produtivo (serviços de extensão). Foram convidados para expositores especialistas e estudiosos do tema, nacionais e estrangeiros (da WAITRO e do Batelle Institute/EUA), que expuseram seus trabalhos e experiência na área. Todos os participantes receberam, logo no início do evento, a publicação referente aos ANAIS do Congresso.

     A realização do Congresso contou com uma rede de parcerias envolvendo vários órgãos e entidades, como: CNPq, NUTEC-CE, FINEP, SEBRAE, Embrapa, CNI/IEL, Secretaria de C&T-CE, FUNCAP, FIEC/SENAI, FUNCEME e BNordeste.

 

Congresso ABIPTI 2002 - Pesquisa Tecnológica para Inovação e Competitividade das Empresas

     O Segundo Congresso ABIPTI foi realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, entre os dias 22 e 24 de maio de 2002, no Hotel Blue Tree Towers de Curitiba/PR. Contou com a participação de duzentas e cinquenta e cinco pessoas. O tema central foi a Pesquisa Tecnológica para Inovação e Competitividade das Empresas e abordou como subtemas: formatos organizacionais dos Institutos de Pesquisa Tecnológica (IPTs) orientados para a promoção da inovação; mecanismos, processos e arranjos institucionais para a promoção da inovação tecnológica; gestão das tecnologias industriais básicas (TIBs) em IPTs; planejamento, acompanhamento e avaliação da pesquisa tecnológica; modelos de avaliação de organismos de pesquisa e fomento tecnológico; a pesquisa tecnológica, a inovação e as questões ambientais.

     O evento contou com o apoio financeiros das seguintes instituições: CNPq; SEBRAE; MCT; FINEP; EMBRAPA; IEL Nacional; Furnas Centrais Elétricas; e Petrobrás. Os apoiadores institucionais foram o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

     O Congresso ABIPTI 2002 reuniu um total de 100 propostas de trabalhos, das quais foram selecionadas 89 para apresentação, sendo 44% provenientes da região Sudeste, 26% da região Sul, 16% da região Centro-Oeste, 8% região Nordeste e 6% região Norte. Dos trabalhos selecionados 54% são de instituições afiliadas e o restante - 46% - distribuídos entre universidades, centros federais de educação tecnológica, empresas e agências de fomento e/ou de desenvolvimento regional, demonstrando o interesse e a importância atual das questões relacionadas à Ciência e Tecnologia.

 

Congresso ABIPTI 2004 - Tecnologias para inclusão social: o papel dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação

     O Congresso ABIPTI 2004 foi realizado no período de 28 a 30 de abril, em Belo Horizonte/MG, com a participação de dirigentes e técnicos dos IPT’s, representantes de programas e órgãos governamentais, empresários e órgãos empresariais, tendo como tema central o debate sobre “Tecnologias para inclusão social: o papel dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação”.

     A terceira edição do Congresso ABIPTI 2004 se destacou pela diversidade de assuntos abordados. As palestras e apresentações de estudos trataram tanto de assuntos regionais como de questões com alcance internacional com expositores especialistas e estudiosos do tema, nacionais e estrangeiros entre eles o diretor-geral Eduardo Orozco Silva do Instituto de Informação Científica e Tecnológica de Cuba (IDICT); o Diretor Geral Javier Iglesias do Instituto Andaluz de Tecnologia (IAT) da Espanha e o presidente Ramon Sanchez do Conselho de Administração do Ingeniería Diseno y Desarrolo Tecnológico S.A. (IDDT) da Espanha, que expuseram seus trabalhos e experiência na área. Foram apresentados um total de 16 palestras, 57 relatos de experiência e 32 apresentações de trabalhos acadêmicos. 

     A realização do 3º Congresso foi resultado do trabalho conjunto das entidades associadas de Minas Gerais – CDTN, CETEC, FAPEMIG, IEL/MG e UFMG/CT&T, às quais se somaram as presenças imprescindíveis do SEBRAE Nacional, IEL Nacional, EMBRAPA e CNEN.

 

Congresso ABIPTI 2006 - Competitividade e Riqueza Nacional: o papel das instituições de pesquisa no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

     O Congresso ABIPTI 2006 foi realizado em Campinas/SP, no período de 3 a 5 de maio nas dependências do The Royal Palm Plaza - Avenida The Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia. Em paralelo, foi realizada uma exposição, com a participação de institutos de pesquisa associados à ABIPTI e entidades convidadas. O tema central para o Congresso ABIPTI 2006: “Competitividade e Riqueza Nacional: o papel das instituições de pesquisa no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

     O Congresso ABIPTI 2006 teve a duração de 3 dias, incluindo as seguintes atividades: conferência, mesa-redonda, debate, palestras, apresentação de trabalhos e exposição (mostra tecnológica). A Abertura do Congresso ABIPTI 2006, contou com o Lançamento do Portal da Inovação, bem como da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a ABDI e a ABIPTI. Teve a participação de 367 pessoas, dentre elas pesquisadores de institutos de pesquisa e universidades, gestores de agências de fomento e órgãos de política e planejamento no País, gestores e técnicos das secretarias municipais e estaduais para assuntos de C&T, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários e técnicos de empresas entre outros interessados. Representando aproximadamente 150 diferentes instituições dentre Institutos de Pesquisa, Instituições de Ensino, Micro e Pequenas Empresas, Associações no âmbito da C&T e ainda outros representantes de diversos setores e órgãos da Administração Pública Federal e Estadual. O Congresso recebeu representantes de todas as Regiões do País, com a participação de representantes de 17 Unidades da Federação. E com representantes internacionais de duas instituições: WAITRO e da Intelectual Property Yissum Technology. 

     As instituições parceiras na realização do 4º Congresso foram: ITAL; CPqD; CenPRA; Instituto Eldorado; IPT; IPEN; Sincrotron – ABTLus / LNL; Abiquim; CCDM / UFScar; Embrapa / CNPMA; Instituto Genius de Tecnologia e INPI. 

      As instituições que apoiaram financeiramente a realização do Congresso ABIPTI 2006, foram: CNPq; EMBRAPA; FINEP; IEL Nacional; SEBRAE; CONFEA; ABDI; Instituto Eldorado; PETROBRAS; Coca-Cola Indústrias Ltda; Tetra Pak; Universia Brasil / Banco Santander Banespa; Ambriex S/A; FUNDEP e FAPESP.

 

Congresso ABIPTI 2008 - Os Desníveis Regionais e a Inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica

     O Congresso ABIPTI 2008 foi realizado em Campina Grande/PB, no período de 4 a 6 de junho de 2008, em sua 5ª Edição, o Congresso da ABIPTI, contou com a participação de 342 participantes, acolhendo o tema: “Os Desníveis Regionais e a Inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica”. A importância do evento pode ser dimensionada pelos seguintes números: oito palestras e 131 trabalhos apresentados.

     Em termos de entidades promotoras, tive-se: Governo do Estado da Paraíba, PaqtCPB, Prefeitura Municipal de Campina Grande, SEBRAE Nacional e FINEP e as patrocinadoras: ABDI, ELETROBRÁS, FUNDEP, BNB e CONFEA. As entidades apoiadoras foram: PETROBRAS, CONSECTI, CONFAP, Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de C&T, EMBRAPA, CAPES, FUCAPI, CNI-IEL, SENAI, ABDE, SUDENE, RTS, ITAIPU, CGEE e São Braz.


Congresso ABIPTI 2010 - Tecnologia & Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

     Em 2010, o tema escolhido para a 6ª edição do Congresso ABIPTI foi “Tecnologia & Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento aconteceu entre os dias 24 e 25 de novembro,  na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

     A escolha do tema foi baseada na importância da preservação do meio ambiente, o que tem impulsionado cada vez mais a união entre a sociedade, governo e empresariado para encontrar caminhos para o crescimento econômico por meio do desenvolvimento sustentável.

     O encontro sempre traz painéis diversificados com instituições importantes da área de C&T, uma oportunidade de conhecer experiências positivas de outras organizações. Entre os assuntos debatidos durante o Congresso ABIPTI 2010, destaque para o marco regulatório para o desenvolvimento sustentável e a contribuição das instituições de pesquisa e tecnologia na superação das mudanças climática.

     Site: www.abipti.org.br/congresso2010

 

Congresso ABIPTI 2012 - Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo

     Em 2012, o tema escolhido para a 7ª edição do Congresso ABIPTI foi “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”. O evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto, no SAN MARCO HOTEL em Brasília (DF).

     O congresso contou com debates sobre o potencial das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) e palestras sobre os principais desafios do segmento.

     Site: www.abipti.org.br/congresso2012